Projeto Campo Bom para Colher


JUSTIFICATIVA DO PROJETO

            Com o aumento da industrialização nas cidades, muitos agricultores de subsistência abandonaram suas terras em busca de melhores condições de vida na cidade decorrente da grande oferta de emprego. As famílias que lá ficaram mal têm acesso ao conhecimento, pois tem a necessidade de passar muito tempo na lida do campo para poderem manter-se.

Em contrapartida, as crianças que nasceram e cresceram na cidade muitas vezes não sabem de onde vêm as frutas, verduras e todos os demais alimentos e acabam optando por alimentos industrializados ricos em sais e açúcares e de fácil acesso. Este tipo de alimentação causa diversos problemas de saúde, entre eles a obesidade e a hipertensão que vem sendo cada vez mais comum em crianças e adolescentes.

Nas escolas, as merendeiras, que preparam o alimento para estas crianças na escola muitas vezes sentem-se aparte do processo educativo tendo assim baixa auto-estima. A valorização destas, enquanto ser humano e profissional é de extrema importância para um bom ambiente escolar.

A articulação destes grupos tão distintos entre si é possível devido a Lei 11.947 de junho de 2009 que determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja comprada diretamente de agricultores familiares, sem licitação. Sendo assim, acreditamos que seja de extrema importância a capacitação e valorização destes grupos para alcançarmos um ambiente mais equilibrado e consequentemente com mais qualidade de vida para toda a comunidade campo-bonense.

OBJETIVOS
  • Viabilizar a sustentabilidade através da valorização do meio ambiente, da economia familiar e da comunidade local;
  • Identificar no processo de produção e consumo de alimentos formas de produção de energia, ocupação do espaço e produção de resíduos;
  • Sanar possíveis problemas no meio rural por meio de pesquisa e implementação de fontes alternativas de energia e separação de lixo;
  • Valorizar o conhecimento do homem do campo;
  • Capacitar agricultores para ampliação e melhoria de produtos;
  • Ampliar a renda das famílias de agricultores;
  • Ampliar a educação ambiental e alimentar na educação formal;
  • Minimizar casos de doenças alimentares tais como desnutrição, obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras, na comunidade campo-bonense;
  • Valorizar o papel das merendeiras dentro do ambiente escolar;
  • Capacitar merendeiras para uma melhor utilização dos produtos alimentícios, e produção de materiais de higiene e limpeza, evitando desperdício e geração de resíduos desnecessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário